Vamos conversar sobre esses assuntos
Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
ων εστω ουχ ο εξωθεν εμπλοκης τριχων και περιθεσεως χρυσιων η ενδυσεως ιματιων κοσμος
o conselho de pedro é que o mundo de voces não seja: trançados no cabelo, joias de ouro, ou roupas finas.
Pedro vem trazendo conselhos para as mulheres nos versos de 1 a 6.
Mas para um melhor entendimento. O conselho de Pedro não é sobre onde deve residir a beleza de voces.
Pedro esta dizendo que não seja o mundo (κοσμος - Kosmos)... que o seu universo não seja coisas tão centradas em sí mesmo ou vaidades tão passageiras.
mas que o mundo de voces sejam amplo...
o Mundo das coisas exteriores é um mundo pequeno
o Mundo das coisas Interiores (verso 4) é um mundo onde as pessoas ao nosso redor são abençoadas. As coisas do mundo interior são muito maiores e mais vastas!
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda ▼, para que dê mais fruto ainda.
παν κλημα εν εμοι μη φερον καρπον αιρει αυτο και παν το καρπον φερον καθαιρει αυτο ινα πλειονα καρπον φερη
Todo aquele que estando em mim, não der fruto eu levanto
Todo aquele que estando em mim, não der frutos eu corto
A ideia é que Jesus vai cuidar dos que não dão frutos, como se inchertasse numa arvore nova para que ao compartilhar da ceiva dessa nova arvore, esse gralho dê frutos!
Jesus não esta colocando o medo de que, se voce não frutificar voce vai sair fora. Mesmo por que essa obra é uma obra do Espirito Santo.
A obra de frutificação é a obra do Espirito Santo em nossas vidas e esse Espirito vai poder produzir muitos frutos para mostrar o cuidado dele sobre nós!
Produzir frutos na vida do Crente , não é a prova de grandes capacidades, produzir frutos é a forma de Deus mostrar que cuida de nós. E se voce não estiver frutificando, Deus cuidará de te colocar num bom lugar para que ao ver a sombra , o alimento e a brisa , voce possa anciar dar muitos frutos
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Uma Análise Detalhada da Palavra (ἐκλογή eleição/escolha) em Romanos 11
A Epístola de Paulo aos Romanos representa um pilar fundamental na teologia cristã, especialmente no que concerne às doutrinas da salvação e ao plano divino para Israel e os gentios. No corpo desta carta, termos teológicos cruciais são introduzidos e explorados com profundidade, sendo "ἐκλογή" (eleição/escolha) um vocábulo de particular relevância. A compreensão desta palavra, especialmente dentro do contexto do capítulo 11 de Romanos, revela-se essencial para discernir a intrincada discussão paulina sobre o estado presente e o futuro de Israel à luz das promessas de Deus. Este relatório tem como objetivo fornecer uma análise abrangente da palavra "ἐκλογή" em Romanos 11, abordando suas nuances gramaticais, seu significado contextual e suas implicações teológicas.
A palavra grega "ἐκλογή" é consistentemente definida em léxicos bíblicos e dicionários de grego koiné como "eleição, escolha, seleção" 1. Sua etimologia remonta ao verbo grego ἐκλέγομαι (eklegomai), que significa "escolher para fora" ou "selecionar" 2. É notável que este verbo frequentemente aparece na voz média no Novo Testamento 2, o que pode sugerir uma escolha feita para si mesmo ou com interesse pessoal. No entanto, no contexto da eleição divina, esta nuance adquire uma dimensão teológica única, indicando uma escolha deliberada de Deus.
No âmbito do grego koiné, "ἐκλογή" possuía um espectro de significados, abrangendo desde a seleção em geral até, de forma mais específica no Novo Testamento, a eleição divina para privilégio pela graça 1. Esta distinção é fundamental para a compreensão teológica do termo, transcendendo um mero ato humano de escolha. O conceito de eleição também encontra raízes no Antigo Testamento, frequentemente associado à palavra hebraica בָּחַר (bachar), como observado em Deuteronômio 7:6 e Isaías 42:1 2. Esta conexão histórica e teológica demonstra que a ideia de seleção divina não era uma novidade no contexto do Novo Testamento.
Ademais, é importante notar que "ἐκλογή" pode referir-se tanto ao ato de escolher quanto à coisa ou pessoa escolhida 1, sendo por vezes equivalente a "os eleitos" 1. Esta dupla acepção é crucial para a interpretação de ocorrências específicas da palavra, podendo referir-se à ação de Deus ou ao grupo de pessoas por Ele escolhido.
A palavra "ἐκλογή" aparece três vezes no capítulo 11 da Epístola aos Romanos. Uma análise gramatical detalhada de cada ocorrência é essencial para uma compreensão precisa de seu significado no contexto específico.
No versículo 5, encontramos a frase "κατ' ἐκλογὴν χάριτος" (segundo a eleição da graça). A forma grega aqui é "ἐκλογήν" (eklogēn) 1. Gramaticalmente, esta palavra está no caso acusativo 1, número singular 1 e gênero feminino 1. A raiz da palavra, como já mencionado, é ἐκλέγομαι (eklegomai) 2, e suas possíveis derivações incluem ἐκλεκτός (eklektos - escolhido) e ἐκλεκτὴ (eklektē - escolhida feminina). No contexto desta frase, a preposição κατά (kata) com o acusativo indica maneira ou respeito. Portanto, a existência do remanescente é "segundo" ou "em relação a" a eleição.
No versículo 7, a frase é "ἡ δὲ ἐκλογὴ ἐπέτυχεν" (mas a eleição alcançou). A forma grega é "ἐκλογή" (eklogē) 1. Aqui, a palavra está no caso nominativo 1, número singular 1 e gênero feminino 1. No caso nominativo, "a eleição" funciona como o sujeito do verbo "alcançou" (ἐπέτυχεν - epetychen). A raiz permanece ἐκλέγομαι (eklegomai) 2, com as mesmas derivações potenciais. Nesta ocorrência, a "eleição" é apresentada como uma entidade distinta que realiza o propósito de Deus.
No versículo 28, encontramos "κατὰ δὲ τὴν ἐκλογὴν ἀγαπητοὶ διὰ τοὺς πατέρας" (mas quanto à eleição, amados por causa dos pais). A forma grega é novamente "ἐκλογήν" (eklogēn) 1. Similarmente ao versículo 5, esta ocorrência está no caso acusativo 1, número singular 1 e gênero feminino 1, acompanhada da preposição κατά (kata), indicando maneira ou respeito. Assim, o amor para com Israel existe "em relação a" ou "quanto a" a eleição. A raiz é ἐκλέγομαι (eklegomai) 2, com as mesmas derivações. Este versículo estabelece uma ligação entre o amor presente de Deus por Israel e Sua escolha passada dos seus antepassados.
Versículo Forma da Palavra Caso Número Gênero Raiz Derivações Possíveis
11:5 ἐκλογὴν Acusativo Singular Feminino ἐκλέγομαι ἐκλεκτός, ἐκλεκτὴ
11:7 ἐκλογή Nominativo Singular Feminino ἐκλέγομαι ἐκλεκτός, ἐκλεκτὴ
11:28 ἐκλογὴν Acusativo Singular Feminino ἐκλέγομαι ἐκλεκτός, ἐκλεκτὴ
O significado específico de "ἐκλογή" em Romanos 11 é melhor compreendido ao examinar o contexto imediato de cada versículo em que a palavra ocorre.
No versículo 5, Paulo argumenta que, assim como no tempo de Elias houve um remanescente fiel, também no presente há um remanescente segundo a eleição da graça 2. A existência deste remanescente não se baseia em méritos humanos, mas na escolha graciosa de Deus (κατ' ἐκλογὴν χάριτος) 8. A conexão entre "ἐκλογή" e "χάρις" (graça) é primordial, pois a eleição é definida pela graça, enfatizando que é um favor imerecido da parte de Deus 1. Esta ligação sublinha a soberania divina na salvação, onde a escolha de Deus precede e determina quem constitui o remanescente.
No versículo 7, Paulo afirma que aquilo que Israel buscava (a justiça pela lei, conforme implícito em capítulos anteriores) não alcançou, mas a eleição (ἡ δὲ ἐκλογὴ) alcançou, e o resto foi endurecido (ἐπωρώθησαν) 1. Aqui, "a eleição" provavelmente se refere ao remanescente crente mencionado no versículo 5, aqueles escolhidos pela graça. Este versículo estabelece uma distinção entre aqueles dentro de Israel que fazem parte do grupo escolhido por Deus e o restante que experimentou um endurecimento 8. A palavra "eleição" parece funcionar quase como um substantivo coletivo, referindo-se ao grupo escolhido por Deus. O contraste com o "resto" que foi endurecido levanta questões sobre a soberania divina e a responsabilidade humana, que serão exploradas na seção de interpretação teológica.
No versículo 28, Paulo discute o estado presente do povo judeu. Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa dos gentios, mas quanto à eleição (κατὰ δὲ τὴν ἐκλογήν), são amados por causa dos seus antepassados 1. Este versículo apresenta uma distinção crucial: apesar da sua atual oposição ao evangelho, Israel permanece amado por Deus devido à Sua escolha anterior dos seus ancestrais (Abraão, Isaque e Jacó) 11. A conexão com os patriarcas é fundamental, pois a eleição dos pais por Deus estabeleceu um relacionamento e uma promessa duradouros com a nação de Israel. A eleição inicial dos patriarcas é a causa do amor contínuo de Deus por Israel, mesmo no seu presente estado de incredulidade 11. Este versículo sublinha a fidelidade inabalável de Deus às Suas promessas e ao Seu povo escolhido.
O conceito de soberania divina está intrinsecamente ligado a "ἐκλογή" em Romanos 11. O capítulo sugere fortemente que Deus é o agente supremo na escolha de indivíduos e grupos para os Seus propósitos 8. A ênfase repetida na escolha e na graça de Deus aponta para a Sua iniciativa soberana na história da salvação. Contudo, o capítulo também aborda o tropeço e o endurecimento de Israel, suscitando questões sobre a relação entre a ação divina e a responsabilidade humana. A forma como a eleição soberana de Deus se reconcilia com a responsabilidade humana e as consequências da incredulidade é um ponto central na teologia.
O escopo de "ἐκλογή" em Romanos 11 parece referir-se primariamente à escolha da nação de Israel e a um remanescente crente dentro dela, em conexão com as promessas feitas aos patriarcas 12. Embora a eleição individual para a salvação seja um tema teológico mais amplo, no contexto de Romanos 11, o foco parece estar no papel de Israel no plano redentor de Deus. O propósito da eleição divina, conforme revelado em Romanos 11, não se limita apenas à salvação, mas também envolve um papel ou missão específica para aqueles que são escolhidos 12. A eleição de Israel não era apenas para o seu próprio benefício, mas também para desempenhar um papel no plano de salvação de Deus para o mundo, como sugerido em Romanos 11:11-12.
À luz da "ἐκλογή" de Deus, Romanos 11 oferece esperança para a restauração futura de Israel, enraizada no amor e nas promessas duradouras de Deus, que remontam à Sua eleição dos seus antepassados 11. A eleição passada dos patriarcas serve como fundamento para a esperança futura da salvação e restauração de Israel.
A interpretação de "ἐκλογή" em Romanos 11 varia entre diferentes tradições teológicas. Por exemplo, o Calvinismo tende a enfatizar a soberania incondicional de Deus na eleição, enquanto o Arminianismo geralmente destaca o papel da livre vontade humana e a resposta à graça de Deus 13. Essas diferentes estruturas teológicas levam a interpretações diversas de Romanos 11.
Comentadores também abordam de maneiras distintas a relação entre a eleição de Deus e o endurecimento do "resto" de Israel (Romanos 11:7). Algumas perspectivas sugerem que o endurecimento é um ato judicial de Deus em resposta à incredulidade contínua, enquanto outras enfatizam que este endurecimento é parcial e temporário, servindo a um propósito maior no plano de Deus 9. A questão de se o endurecimento é um estado permanente ou transitório e qual o seu objetivo no plano divino são pontos de debate teológico.
A interpretação da afirmação de que "todo o Israel será salvo" (Romanos 11:26) também está ligada à compreensão da eleição de Deus. Algumas visões entendem "Israel" como o Israel étnico que se voltará para Cristo no final dos tempos, enquanto outras interpretam "Israel" como o povo de Deus, incluindo judeus e gentios crentes 15. A amplitude e o momento da salvação de Israel são temas debatidos, com diferentes interpretações de "ἐκλογή" influenciando essas visões.
Finalmente, o conceito de "ἐκλογή" em Romanos 11 está intrinsecamente ligado à eleição dos gentios para o povo de Deus. A inclusão dos gentios é apresentada como resultado do tropeço temporário de Israel, com o propósito final de provocar ciúmes em Israel e levá-los à fé 11. A eleição de Israel e a subsequente inclusão dos gentios são aspectos interconectados do plano abrangente de redenção de Deus.
A análise da palavra "ἐκλογή" em Romanos 11 revela sua importância fundamental para a compreensão do plano de Deus para Israel e os gentios. Gramaticalmente, a palavra aparece em diferentes casos, mas sempre no singular e feminino, derivada do verbo que significa escolher. Contextualmente, "ἐκλογή" está ligada à existência de um remanescente pela graça, ao alcance da justiça por este remanescente enquanto o resto é endurecido, e ao amor contínuo de Deus por Israel devido à Sua escolha dos patriarcas. Teologicamente, este termo aponta para a soberania divina na escolha, levanta questões sobre a responsabilidade humana e oferece esperança para a futura restauração de Israel. As diversas interpretações teológicas refletem a profundidade e a complexidade do conceito de eleição divina apresentado em Romanos 11. Em última análise, o capítulo enfatiza a fidelidade duradoura de Deus às Suas promessas e o seu plano redentor abrangente que envolve tanto judeus quanto gentios.
Referências citadas
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Strong's Greek: 1589. ἐκλογή (eklogé) -- Election, choice, selection - Bible Hub, acessado em março 25, 2025, https://biblehub.com/greek/1589.htm
Strong's Greek: 1589. ἐκλογή (eklogé) -- a (divine) selection - BibleApps.com, acessado em março 25, 2025, https://bibleapps.com/greek/1589.htm
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What does Romans 11:28 mean? - BibleRef.com, acessado em março 25, 2025, https://www.bibleref.com/Romans/11/Romans-11-28.html
What does the Greek term "eklogē" mean? A Series on Election: Part 3, acessado em março 25, 2025, http://helpmewithbiblestudy.org/9Salvation/ElectionEkloge.aspx
Romans 11 | Wesleyan Arminian, acessado em março 25, 2025, https://wesleyanarminian.wordpress.com/2008/10/13/romans-11/
Romans 11-13 Deep Diving Bible Study - Seeking Scripture, acessado em março 25, 2025, https://seekingscripture.com/romans-11-13/
Herman Ridderbos and Romans 11 – Two New Translations - Reformed Faith & Practice, acessado em março 25, 2025, https://journal.rts.edu/article/herman-ridderbos-and-romans-11-two-new-translations/
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